Cultura

Atividades socioculturais de divulgação e preservação da cultura japonesa voltadas a comunidade nikkei.

Shinen-Kai: festa realizada anualmente em comemoração a entrada do Ano Novo. Nesta ocasião, há a confraternização da comunidade em torno do “moti-tsuki” – a produção de moti (bolinho de arroz) batido pelos homens em pilão e que os japoneses acreditam trazer boa sorte.

Bunkasai: festival de cultura realizado anualmente no mês de maio, quando se comemora o Dia da Cultura no Japão. Normalmente é uma mostra da produção artística cultural desenvolvida pelos membros da comunidade como desenho, origami, ikebana e outros.

Undo-Kai – gincana poliesportiva realizada anualmente no mês de agosto. É a oportunidade de confraternização de todos os membros da comunidade nikkei, durante um dia de atividades esportivas, planejadas para ter a participação de cada segmento: homens, mulheres, crianças, adultos, idosos, etc.

Keiro-Boonen-Kai – festa de encerramento do ano realizada anualmente para homenagear os idosos (acima de 75 anos) da comunidade nikkei. É parte da tradição japonesa o respeito aos idosos e a preocupação em prestar homenagem aos mesmos em diferentes eventos. Na AMCNB a festa de encerramento do ano se identifica com a festa em homenagem aos idosos da comunidade Nikkei.