Atividades Culturais e Artísticas:

A AMCNB promove atividades culturais e artísticas que visam a preservação da herança cultural japonesa de forma variada, conforme interesse específico dos associados:

Odori – dança tradicional japonesa  

A dança Odori integra a milenar cultura do Japão, e é muito praticada em comunidades agrícolas para comemorar as colheitas. Essa manifestação cultural está presente até os dias de hoje no Japão, e na Associação é mantida viva por meio da apresentação do grupo Sumiré que, desde a criação da Associação, realiza apresentações em todos os eventos promovidos pela entidade além dos convites para apresentações em outros locais.

Taiko

O grupo de taiko da Associação Raiki Daiko foi fundado em 2007, tendo como principal incentivo as comemorações centenário da imigração japonesa no Brasil. Com muita energia e emoção, o grupo tem conseguido arrancar muitos aplausos, além de mostrar um pouco da cultura japonesa para aqueles que nunca tiveram contato.
Maiores informações na secretaria da Associação. 

 

Minyo/Karaokê 

A canção folclórica Japonesa é praticada por vários associados que se apresentam nos eventos internos da entidade. Participam também em concursos e campeonatos realizados em SP e em outros Estados, obtendo sempre ótimos resultados. 

Artes Marciais 

Nosso grupo de kendo 

O Kendo disciplina o caráter humano através dos princípios da Katana (espada).

Em outubro de 2008 um grupo de entusiastas do kendo se reuniu para começar a treinar em BH. Com o apoio da Diretoria de Artes Marcias da AMCNB, os treinos começaram nas instalações da associação. Em março de 2009 o grupo se expandiu e passou ter treinos também em outros locais. Em fevereiro o grupo recebeu a visitas da AMK (Brasília) e em junho da CBK (Confederação Brasileira de Kendo), tendo sido realizado nessa oportunidade o primeiro seminário de Kendo e Iaido em BH. No segundo semestre de 2009 a AMCNB solicitou sua filiação à CBK e desde então os kenshi tem participado de diversos eventos promovidos pela confederação.

História do Kendo

O Kendo (Caminho da espada) evoluiu da necessidade de transmitir as técnicas para manejo da espada e evoluiu até se tornar uma forma de encarar a vida (do=caminho).

Iaido:

O iaido é a arte marcial japonesa em que se aprende a sacar, cortar com precisão e retornar a espada à bainha, em diversas situações.
Existem inúmeras escolas/estilos de iaido. Na AMCNB treinamos o Seitei Iai.O Seitei Iai é um estilo "artificial", desenvolvido pela Federação Japonesa de Kendo (e adotado pela Federação Inter- nacional de Kendo) de modo a ter características representativas dos principais estilos antigos.
O objetivo inicial do Seitei Iai era transmitir aos estudantes de kendo os princípios mais importantes das escolas tradicionais de iaido.

Atualmente o Seitei iai é composto de 12 formas:
•    1. Mae (frente)
•    2. Ushiro (trás)
•    3. Uke-nagashi (receber e deixar fluir)
•    4. Tsuka-ate (atingir com o cabo da espada)
•    5. Kesa-giri (corte diagonal)
•    6. Morote-zuki (estocada com duas mãos)
•    7. Sanpo-giri (corte em três direções)
•    8. Ganmen-ate (atingir o rosto)
•    9. Soete-zuki (estocada com a mão apoiada)
•    10.Shiho-giri (corte em quatro direções)
•    11.So-giri (corte contínuo)
•    12.Nuki-uchi (saque cortante)
A prática do iaido estimula o desenvolvimento do respeito, da concentração, do autoconhecimento, do autocontrole, da autocrí- tica, da perseverança, da flexibilidade, do equilíbrio, entre outras habilidades essenciais no nosso dia-a-dia.